Política “Wellington Dias tem que decidir se ele quer ir depor”, afirma Ciro Nogueira sobre CPI da Covid
Governadores de 18 estados e do Distrito Federal pediram que o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), reconsidere a convocação de gestores estaduais
O senador Ciro Nogueira (Progressistas), nesta segunda-feira (31/05), alfinetou o governador Wellington Dias (PT), pontuando que ação impetrada por governantes estaduais no Supremo Tribunal Federal (STF) sugere certa indecisão do petista acerca de seu depoimento na Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) da Covid no Senado.
“Wellington Dias tem que decidir se ele quer ir depor, se quer prestar contas dos mal feitos que aconteceram no Piauí. Ele entrou com ação para não ir, tem que assumir seus atos. Espero que ela vá para responder a tudo que aconteceu como todos os outros governadores onde houve operação da polícia”, declarou.
Governadores de 18 estados e do Distrito Federal pediram que o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), reconsidere a convocação de gestores estaduais. O pedido foi enviado no sábado (30) por meio de uma carta do Fórum Nacional de Governadores.
No sábado (30), o governador afirmou que a ação dos chefes de executivos é para que o termo “convocado” seja substituído por “convidado” e não tem como objetivo desobrigá-los de comparecer à comissão do Senado. Em convocações, a ida do depoente à Comissão é obrigatória. Já em convites, a presença é opcional.
Na avaliação de Dias, houve um “extrapolamento em relação aos Poderes da Constituição, da CPI e do próprio Regimento do Senado” na convocação de gestores estaduais.
Na última quarta-feira (26), o chefe do Executivo piauiense já havia se pronunciado sobre. Em vídeo divulgado nas redes sociais, afirmou que aceitou, voluntariamente, ir à CPI da Covid e acrescentou que comparecerá para “apontar caminhos”.
Fonte:www.oitomeia.com.br



