Artigo
BrasilGeral

STF inicia votação de ações contra eleições antecipadas de presidentes de Assembleias Legislativas

Os atos de elegerem dirigentes para mesa diretora de Casas Legislativas de forma antecipada buscam projetar no tempo o arranjo político do momento.

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou às 11h desta sexta-feira (8) a sessão virtual do Plenário para o período de 8 a 18 de novembro. Na pauta de votação ações que tratam da possibilidade de antecipação de eleição de dirigentes de assembleias legislativas.

Nesta sessão virtual, serão submetidas a referendo do plenário liminares dos ministros Alexandre de Moraes, na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7734, e Flávio Dino, na ADI 7737, que determinaram a realização de novas eleições, respectivamente, para as Mesas Diretoras das Assembleias Legislativas de Sergipe e Pernambucodepois que anularam o processo de escolha antecipada de seus dirigentes para o biênio 2025-2027.

Também está na pauta a ADI 7733, em que a Procuradoria-Geral da República (PGR) questiona regra do Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte que permite que a eleição da Mesa Diretora do segundo biênio ocorra a qualquer tempo até o terceiro ano de cada legislatura, antes de inaugurada a sessão legislativa.

PERPETUAÇÃO: PROJEÇÃO DE ARRANJOS POLÍTICOS NO FUTURO

Os atos de elegerem dirigentes para mesa diretora de Casas Legislativas de forma antecipada buscam projetar no tempo o arranjo político do momento, lançado no futuro a perpetuação de acordos que podem não se configurar quando da votação no tempo correto.

Com informações do STF

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo