Silvio Mendes sanciona lei que proíbe ruídos de kadron em carros e motos em Teresina
Fica estabelecido a proibição de dispositivos e similares que intensifiquem potencialmente o ruído emitido nos escapamentos de veículos automotores, sejam eles carros ou motocicletas,

Chegou a hora ou o fim dos famigerados ruídos causados por kadrons de motos e carros chegar ao fim. Ao menos é isso que a maioria da população teresinense espera com a nova lei do “kadron”.
O prefeito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil), sancionou a lei que proíbe a emissão de ruídos excessivos em escapamentos de veículos automotores, conhecidos como “kadron”, no âmbito do município. A lei foi publicada no Diário Oficial do município na edição dessa quarta-feira (9), passando a vigorar a partir da data de sua publicação.
Conforme o texto, fica estabelecido a proibição de dispositivos e similares que intensifiquem potencialmente o ruído emitido nos escapamentos de veículos automotores, sejam eles carros ou motocicletas, em toda cidade de Teresina, tanto na zona urbana como na rural. O projeto é de autoria do vereador Edilberto Borges (PT), o Dudu.
“Tivemos essa iniciativa de irmos por outros caminhos também para dar mais esse instrumento de penalidade de quem usa esses sons ensurdecedores. Aquilo ali, tira o sossego público, mas ele é ainda mais danoso para o idoso, para quem está acamado, não só em casa, mas nos hospitais também. É danoso ainda para quem tem autismo, porque aquele barulho é irritante. E você vê aquela prática durante todo o final de semana em periferias e em todos os bairros ela incomoda a todos nós”, disse o autor do projeto.
O Poder Executivo municipal determinou ainda que haverá fiscalização operacional nas vias e logradouros públicos para atestar a aplicação da lei e, em caso de descumprimento, aplicar as devidas penalidades no que competente o cumprimento na nova legislação.
Com informações do Portal O Dia