Fábio Novo analisa derrota nas urnas e diz que foi traído por militantes da base
Vereadores ganham eleição mostrando força com agrados a eleitores em Teresina
O deputado estadual Fábio Novo (PT) após entrevistas a canais de TV’s e jornalistas onde comentou sobre a derrota nas urnas em um processo eleitoral em Teresina, no qual ficou em segundo lugar na corrida para o prefeito da capital Teresina. Um dos primeiros pontos à tona durante as entrevistas de Fábio Novo, foi o que afinal aconteceu, já que dias anteriores, os institutos de pesquisa – nacionais e locais – davam a vitória de Fábio Novo e como um erro deste tamanho pode acontecer?
“Precisamos entender o que aconteceu com as pesquisas de opinião e intenção de voto. O monitoramento interno da campanha de Fábio dava crescimento do petista, enquanto Dr Silvio caia”, disse Fábio Novo.
Ainda de acordo com Fábio Novo, um outro fato preocupante foi o nível de fidelidade entre os votos da base. Um levantamento realizado pela equipe dele, dá conta de que apenas 46% da base de eleitores da sua coligação votavam para vereador e prefeito, enquanto isso, a base de Dr. Silvio contava com um nível de fidelidade superior a 70%. Fábio aponta também uma migração de base do Dr. Pessoa que votou em Sílvio.
Reunião com o governador
O governador Rafael Fonteles e o deputado estadual Fábio Novo se encontraram tarde desta terça-feira(8). O intuito da conversa, segundo o parlamentar, foi o de fazer um balanço sobre a campanha, considerada uma das melhores chances do PT na capital piauiense. O Chefe do Palácio de Karnak viajou para a China hoje pela manhã (9) acompanhado pela Primeira-Dama, Isabel Fonteles, e os secretários de Segurança e Educação, Chico Lucas e Washington Bandeira.
Pensamento em 2026
Questionado sobre a intenção de se lançar numa candidatura de Deputado Federal, Fábio declinou da ideia ao afirmar que as relações com lideranças no interior do estado precisavam ser restabelecidas após a intensa campanha de Teresina. Ele admite que a intenção é se candidatar novamente a deputado estadual e seguir na Assembleia Legislativa do Piauí.
Vereadores mostram força do poder econômico para ganhar eleição
Já a eleição para vereador em Teresina foi mais acirrada. Digo, no financeiro. Um derrame de dinheiro foi visto em toda cidade por vereadores agora eleitos. Vimos reuniões sendo pago até R$ 100 reais por pessoa e negociatas que chegaram a R$ 350 por cabeça na compra de votos.
Nas eleições de 2024, Eduardo Draga Alana (PSD) e Ana Fidelis (Republicanos) foram o vereador e a vereadora mais votados em Teresina. Entre os homens, Eduardo Draga Alana, empresário de 31 anos, liderou a lista com 9.233 votos, enquanto Ana Fidelis, missionária de 46 anos, conquistou 6.756 votos, sendo a mulher mais votada.
Uma coisa é certa. Todos merecem o reinado que escolheram. Não podem se queixar depois.