Olimpíada de Inverno 2026 pode ter atraso na entrega de instalações
Instalações de hóquei preocupam autoridades a poucos dias do início do evento na Itália

O presidente da Federação Internacional de Hóquei no Gelo, Luc Tardif, afirmou que algumas partes da pista principal de hóquei para os Jogos Olímpicos de Milão-Cortina podem não estar totalmente concluídas a tempo.
“Podemos ter certeza disso”, disse o dirigente em conversa com repórteres durante o campeonato mundial júnior.
Tardif acrescentou que a arena principal não terá “exatamente” a capacidade que ele esperava, com o número de assentos fixado em 11.800.
“É um pouco curto, mas será uma boa estrutura para os Jogos Olímpicos”, disse ele para a “Canadian Press”.
Ele também afirmou que viajará para a Itália com dirigentes da liga e da Associação de Jogadores da NHL ainda esta semana para um evento teste no local.
“Estou confiante na qualidade da infraestrutura. Gostaríamos de ter dormido muito melhor. Acho que teremos uma boa competição, mas talvez você possa me fazer essa pergunta depois (desta semana)”, disse ele.
A NHL foi pega de surpresa quando ficou evidente que as dimensões das duas pistas serão ligeiramente maiores e um metro mais curtas do que o acordado entre a liga e a Federação Internacional. Daly comentou que a liga e a NHLPA lembraram à IIHF que esperam que a superfície do gelo tenha o tamanho padrão da NHL nos Jogos Olímpicos de 2030, na França.

São Paulo, Minnesota AP — O presidente da Federação Internacional de Hóquei no Gelo afirmou que algumas partes da pista principal de hóquei para os Jogos Olímpicos de Milão-Cortina podem não estar totalmente concluídas a tempo, mas a superfície de jogo, as instalações de treino e os vestiários estarão prontos para o início da competição masculina, em 11 de fevereiro.
“Podemos ter certeza disso”, disse o presidente da IIHF, Luc Tardif, a repórteres na segunda-feira, durante o campeonato mundial júnior. “Não vamos a Milão à toa.”
Tardif acrescentou que a arena principal não terá “exatamente” a capacidade que ele esperava, com o número de assentos fixado em 11.800.
“É um pouco curto”, disse ele, segundo a Canadian Press. “Mas será uma boa estrutura para os Jogos Olímpicos.”
Atrasos na construção e outras preocupações em relação à Santagiulia Ice Hockey Arena e às instalações secundárias de Rho têm sido notícia há semanas, com o retorno da NHL aos Jogos de Inverno pela primeira vez desde 2014 e o início do torneio feminino em 5 de fevereiro.
A NHL expressou preocupação com a construção e também com a qualidade da superfície do gelo. O vice-comissário da NHL, Bill Daly, disse no mês passado em Winnipeg que a liga não enviará seus jogadores se houver qualquer preocupação com a segurança do gelo.
A liga está enviando seus próprios especialistas à Itália para garantir que o gelo esteja seguro. As instalações contam com pistas menores do que os padrões da NHL, mas ainda dentro dos padrões da IIHF.
Tardif observou que a IIHF não está supervisionando a construção – isso é responsabilidade do Comitê Olímpico Internacional e das autoridades organizadoras locais – e só pode fazer até certo ponto em termos de cronograma.
Fonte: CNN.COM
Por Associated Press



