Artigo
Piauí

Secretário do Ministério da Justiça destaca integração e tecnologia para o combate as facções no Piauí

De acordo com o gestor, o Piauí tem se destacado junto ao governo federal pela adoção de medidas de integração interestadual e uso da tecnologia na segurança.

Com um cenário de avanço de facções criminosas em todo o país, o secretário nacional de segurança do Ministério da Justiça, Mário Sarrubbo, fez uma avaliação das medidas adotadas no Piauí para o combate as organizações que atuam no estado. De acordo com o gestor, o Piauí tem se destacado junto ao governo federal pela adoção de medidas de integração interestadual e uso da tecnologia na segurança.

Os números apresentados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) apontam para uma redução da criminalidade no estado. Em 2024 foram 573 casos de homicídios dolosos registrados em todo o estado, representando uma queda de 11,71% em relação a 2023, quando ocorreram 649 homicídios, e de 21,4% em comparação a 2022, que contabilizou 729 registros.

No âmbito nacional o Ministério da Justiça adotou protocolos desenvolvidos no estado para rastreamento e devolução de aparelhos celulares roubados. O órgão federal selecionou também os projetos do sistema integrado de gerenciamento e registro de denúncias e o sistema integrado de encadeamento de informações e acontecimentos.

Mário Sarrubbo destacou as ações desenvolvidas no estado.

“O Piauí é um dos estados que tem proporcionado redução dos índices de criminalidade. É um estado que tem bons projetos de segurança pública, bons projetos de educação. A questão das facções criminosas, esse é um problema não só do Brasil, é um problema da América Latina como um todo, aliás é um problema do mundo”, afirmou.

De acordo com o dirigente, o maior desafio dos estados é integrar as ações entre os estados.

“Nós precisamos enfrentar com tecnologia, nós precisamos enfrentar com integração das nossas forças policiais e é isso que estamos procurando fazer. O Piauí tem sido um exemplo nesses projetos de integração e agora, aderindo às câmeras corporais, teremos um avanço ainda mais importante nesse estado e de resto para todo o Brasil”, finalizou.

Com informações do portal Cidadeverde.com

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo