Artigo
AÇÃO PARLAMENTAR

Henrique Pires propõe proibição do uso de celulares em escolas e proposta começa a tramitar na Alepi

Será permitido o uso somente quando houver necessidade pedagógica ou no caso de alunos com deficiência que necessitam de auxílio da tecnologia.

O deputado Henrique Pires (MDB) apresentou à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) projeto de lei que busca proibir o uso de celulares e outros dispositivos eletrônicos pelos alunos nas unidades escolares da rede pública e privada de ensino do Estado. Os equipamentos listados são aqueles que possuem acesso à internet, como também tablets e relógios inteligentes.

Os alunos que levarem seus equipamentos às escolas devem deixá-los guardados, com a unidade de ensino criando um protocolo para isso. Será permitido o uso somente quando houver necessidade pedagógica ou no caso de alunos com deficiência que necessitam de auxílio da tecnologia.

“Estudos indicam que mesmo a mera presença do telefone pode reduzir a capacidade cognitiva, resultando em uma menos retenção de informações e notas mais baixas. Mesmo que o córtex frontal maduro possa ajudar os adultos a resistirem à distração, os jovens, com seus cérebros ainda em desenvolvimento, são particularmente vulneráveis a essas interrupções”, justifica Henrique Pires.

 

Trabalho digno – O presidente da Assembleia, deputado Franzé Silva (PT), apresentou requerimento de Voto de Louvor à Brücke Le Pont, organização da Suíça que atua promovendo a cultura do trabalho digno, e com a qual a Alepi assinou Termo de Cooperação recentemente.

Franzé Silva também apresentou o projeto de lei 195/24, para que seja criada a Semana Estadual do Trabalho Digno, a ser comemorada anualmente na semana do dia 7 de outubro, Dia Mundial do Trabalho Digno.

Primeira Infância – Começou a tramitar na Alepi o Indicativo 29/2024, que trata do Plano Estadual da Primeira Infância, instituindo-o como política de Estado e obrigando os municípios a elaborarem ou adequarem seus Planos Municipais da Primeira Infância. A proposta é da deputada Simone Pereira (MDB).

Subvenções sociais – Francisco Limma (PT) apresentou matéria para que a Associação dos Armadores de Pesca do Estado do Piauí (AAPESPI) seja incluída na relação de instituições que podem receber subvenções sociais do poder Executivo.

Ascom Alepi

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo